INSCRIÇÃO: Todas as Actividades pressupõem uma inscrição única no valor de 40 euros, válida por um ano. Inclui seguro.
Atelier de Iniciação à Filosofia

Nada é mais importante para a formação de uma pessoa que aprender a pensar. Num mundo cada vez mais complexo, com o futuro caracterizado pela incerteza e a imprevisibilidade, ter uma “boa cabeça” é dispôr do melhor capital para a vida.

Saber pensar é a melhor bússola para se encontrar o caminho certo na vida. Afinal, como dizia o nosso mentor Albert Einstein: “Quem segue a multidão, nunca irá mais longe que ela, mas quem segue o seu próprio caminho poderá ir ter a sítios onde nunca ninguém esteve antes”.

No Atelier de Iniciação à Filosofia,  a partir do conhecido livro de Jostein Gaarder “O mundo de Sofia”, trabalhamos com os jovens uma primeira abordagem da filosofia, desde as origens na Grécia Antiga à abordagem de questões relevantes do mundo actual.

Este atelier foi especialmente pensado para alunos do 9º e 10º ano, com vista a preparar o seu primeiro contacto com uma disciplina muitas vezes vista como difícil. Adoptamos uma metodologia de aulas abertas, em estilo de “conversa”, visando estimular a curiosidade e a participação dos alunos, com a leitura de pequenos textos de fontes originais, apresentações e organização de debates.


A partir dos 14 anos. Grupos de até 10 alunos. Sessões semanais com 1.30 hora, com intervalo de 15 minutos. Durante três meses.

"A alegria de procurar e compreender é o mais belo dom da natureza."

Albert Einstein