PRÉMIO ATLAS do SABER FÍSICA 2019
Sempre inspirados no nosso patrono, Albert Einstein, neste ano lectivo, lançamos a segunda edição do nosso Prémio Física.Com o aval científico da Sociedade Portuguesa de Física, este Prémio conta com a colaboração de prestigiados físicos portugueses e destina-se a alunos e professores do Ensino Básico -. 3º ciclo e Secundário.

A equipa vencedora deste ano visitará o CERN - Centre Européen de Recherche Nucléaire, em Géneve, na Suiça.

Saibam aqui como concorrer. Caros alunos e professores, bom trabalho e boa sorte!



PRÉMIO ATLAS do SABER FÍSICA 2019

REGULAMENTO



1. Objecto

O Prémio ATLAS do SABER Física tem como finalidade incentivar o gosto dos alunos do ensino básico (3º ciclo) e secundário pela disciplina de Física e promover a sua participação em actividades experimentais, bem como fomentar o espririto de cooperação entre alunos de diferentes ciclos.

.


2. Entidade promotora e aval científico 

Este Prémio é promovido pelo centro de estudos ATLAS do SABER, com o aval científico da Sociedade Portuguesa de Física.



3. Tema

O Prémio ATLAS do SABER Física 2019 tem como tema:

Calcular o raio da Terra com uma margem de erro máxima de 15% dispondo de um limite orçamental de 10 euros.


4. Atribuição

A equipa vencedora do Prémio ATLAS do SABER Física 2019 realizará uma visita de estudo ao CERN – Centre Européen de Recherche Nucléaire, em Genève (Suiça), em data a anunciar posteriormente.

O Prémio inclui as viagens a partir de Lisboa.


5.Candidaturas

1) Poderão concorrer alunos dos Ensinos Básico e Secundário Científico-Humanístico ou Profissional, entre os 12 e os 18 anos, organizados em equipas de três, orientadas por um professor responsável que leccione as disciplinas da área da Física ou  Físico-Química.

As equipas deverão obrigatoriamente incluir alunos dos dois ciclos (Básico e Secundário).No caso de as equipas incluírem dois alunos do Ensino Secundário, a diferença entre a notas escolares de ambos nas disciplina da área da Física ou Físico-Química deverá ser igual ou superior a três valores (considerem-se para este efeito as notas do primeiro período).


Poderão concorrer alunos e professores de qualquer nacionalidade e residentes em qualquer país


2) A inscrição das equipas deverá ser feita por e-mail (dir@atlasdosaber.pt), até ao dia 20 de Fevereiro de 2019.indicando:

                - Nomes, idades e ano de escolaridade dos alunos membros da equipa.

                - Nome e disciplina do professor responsável

                 -Contacto de e-mail, telemóvel e telefone fixo do professor responsável

                 -Nome da escola e/ou do agrupamento.



3) Aos alunos inscritos será facultada uma aula sobre tratamento de dados e erros experimentais, presencial ou por videoconferência, em data a anunciar oportunamente.


6. Entrega e apresentação dos trabalhos

1) Cada trabalho incluirá obrigatoriamente: o relatório dos ensaios realizados com um máximo de três páginas, do qual deverá obrigatoriamente constar a descrição dos erros experimentais e o relatório de despesas dos materiais usados e das deslocações efectuadas.


2) Os trabalhos deverão ser enviados pelo correio para a morada a indicar após ser feita a respectiva inscrição até ao dia 31 de Março de 2019.

(Contará como data de entrega a data do registo do correio).


3) Os trabalhos deverão ser ser identificados sob pseudónimo, da seguinte forma: envelope fechado tamanho A5 branco, contendo no interior a identificação dos membros da equipa (alunos e professor) e da escola e no exterior o nome da equipa (este não deverá constar na inscrição feita previamente).


4) Os trabalhos seleccionados para a fase final serão apresentados pelos alunos autores ao júri do Prémio, numa apresentação pública com a duração de 10 minutos, em data a definir oportunamente, até dia 10 de Maio de 2019

No caso das equipas oriundas de escolas a mais de 50 quilómetros de distância de Lisboa, as apresentações poderão ser feitas via Skype.


5) Tanto os relatórios como as apresentações públicas deverão ser apenas realizados pelos alunos sem interferência do professor.


6) Constituirá factor de valorização dos trabalhos acções de divulgação, colaboração ou impacto tidas neste âmbito junto da comunidade escolar e/ou na comunidade envolvente.



7. Anúncio e entrega:

O anúncio da equipa vencedora será feito no dia 25 de Maio de 2019 por comunicação aos vencedores e através do site institucional do ATLAS do SABER.

A entrega do Prémio será feita em cerimónia pública a decorrer em local e data a anunciar.


8. Júri:

1) O Júri do Prémio ATLAS do SABER Física 2019 será constituído por

    • Prof. João Seixas (Presidente), Professor Associado e Agregado do Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa e investigador do CERN, em representação da Sociedade Portuguesa de Física

    • Prof. Rui Agostinho, Professor Auxiliar do Departamento de Física da Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa e Presidente do Observatório Astronómico de Lisboa
    • Engº Armando Mendes - em representação do ATLAS do SABER

    • Drª Maria Manuela Dias – em representação do ATLAS do SAB                                                

2) As decisões do júri serão tomadas por maioria e delas não haverá recurso. Em caso de empate, o presidente do júri terá voto de qualidade,


3) Além do Prémio, o júri poderá decidir também a atribuição de uma ou mais menções honrosas, em função da qualidade dos trabalhos apresentados.


4) O Júri reservar-se-á o direito de não atribuir o Prémio, justificando a sua decisão



Para esclarecimentos suplementares contactar:

Ana-Alice Pereira – directora-geral de ATLAS do SABER

telm. (00351) 96 8890509

dir@atlasdosaber.pt







"A mente que se abre a novas ideias
nunca mais volta ao seu tamanho original."

Albert Einstein