
![]() |
![]() |
![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Com
base nestes valores de Consciência, Competência e Autonomia definimos a
Missão do ATLAS do SABER:
Trabalhar com os nossos alunos a
modo a que ganhemr consciência de si, adquiram competências globais
e, a partir daí, se tornem pessoas com autonomia de pensamento e de
acção.
Sabemos que novos tempos exigem outras competências, outras abordagens, outras formas de aprender.
Ser alguém de valor no mundo global e turbulento de hojel requer um conjunto de soft skills muito além de simples competências técnicas de execução, que devem ser trabalhados a par com os saberes escolares.
Num futuro em que se prevê que Inteligência Artificial venha a desempenhar um papel cada vez mais relevante, ficará para as pessoas aquilo em que são insubstituíveis: o exercício do Pensamento Crítico.
Inspirámo-nos na vida e no exemplo do nosso mentor Albert Einstein - alguém que sempre pensou em contra corrente - para definir os Valores do ATLAS do SABER, que sintetizamos na expressão A = Cs x Cg
O conhecimento de si e a consciência das próprias dificuldades, mas também dos seus pontos fortes, é o primeiro passo que permite a uma pessoa melhorar os seus resultados
ou corrigir uma situação de insucesso ou de pouco sucesso.
Lembremos a fábula de Esopo: quem ganhou a corrida foi a tartaruga e não a lebre, porque como sabia que era lenta, focou-se no seu objectivo e caminhou sem distracções até à meta.
Afinal, como dizia o nosso mentor: “Quando aceitamos os nossos limites, somos capazes de os ultrapassar.”
A par com a competência académica, a competência de vida é hoje fundamental.
Saber comunicar com clareza, ter uma
atitude colaborativa e ter a mente aberta - certo que os skills de pessoa podem ser trabalhados em qualquer idade, mas quanto mais cedo se adquirir essa competência global tão essencial no mundo sem fronteiras de hoje, melhor será o passaporte para o futuro.
Acreditamos no nosso mentor:
"As exigências da vidar são tão diversas que não basta o trinamento especializado obtido na escola."
Os
alunos excelentes têm todos um traço comum - são autónomos.
Muito
mais do que memorizar contéudos, são capazes de pensar, falar e
agir por si mesmos.
A sua consciência de si fá-los capazes
de afinar as metodologia de estudo de acordo com o seu modo de ser,
conseguindo maximizar o seu rendimento.
A sua competência
global permite-lhes a saber pesquisar em várias fontes, organizar a
informação, relacionar conteúdos, expôr ideias e apresentar
trabalhos com clareza.
Pois, citando Einstein:
"[Na
Educação] O
desenvolvimento do pensamento independente deve ser sempre colocado
em primeiro lugar-"
não mais volta ao seu tamanho original."
Albert Einstein